terça-feira, 22 de março de 2011

Gravação

Quando a equipe ARTRIO se reuniu para definir o conceito do filme Da Costa...Este Samba Não Diz Nada, surgiu o desejo de mudar. Fugir da zona de conforto comum à maioria dos documentários: entrevistas dirigidas apoiadas por imagens de apoio. A fórmula funciona? Claro que sim. Mas até para exercício, a equipe queria inovar.

Pensando no mote de falar sobre a obra de um sambista, a equipe chegou à conclusão que esse seria um caminho possível: que tal uma roda de samba, com amigos e parceiros, celebrando o trabalho do Da Costa? Uma boa feijoada e uma cerveja gelada, pra deixar tudo descontraído e espontâneo, como o próprio era e como o samba deve ser?

Era um desafio. Sem entrevistas dirigidas, sem controle absoluto do ambiente ou dos convidados. E a equipe em peso topou. Comprou mesmo a idéia. E correu atrás.

O primeiro passo foi conversar com o grupo Roda de Samba, que aqui no Acre canta samba de raiz, de muitíssima qualidade. E a banda também topou. Depois, vamos atrás de apoio cultural. A Agroboi, empresa que pode e deve ser considerada parceira da cultura acreana, nos ajudou nessa empreitada. E de Brasília tivemos o apoio de Bruno Miranda, Antônio Rodrigues Prudêncio e o gabinete do Senador Aníbal Diniz, agilizando uma problemática surgida em cima da hora: equipamento. Quem fez a ponte aérea foi Veriana Ribeiro. Agradecemos.

E quanto ao local? Fernando Escócio e Milton Maia nos ofereceram o jardim e o chapéu de palha de sua casa para essa reunião. Achamos o ponto intimista que faltava. E os encontros que antecederam a gravação acabaram por injetar a melhor energia possível na equipe. O arroz preparado por Milton Maia também. Fez muita diferença.

Dos convidados, dos muitos que queríamos que estivessem presentes, tivemos de escolher, por questões logísticas e até mesmo de ordem financeira (o projeto sofreu cortes no orçamento pra ser aprovado). Jorge Cardoso, ícone da música no Acre e grande parceiro. Jésse Lauro, filho do sambista e preservador de sua memória. Écio Rorio, professor, que anda estudando o sambista pra sua tese de mestrado. Os meninos do Roda de Samba, tão entusiastas da idéia que pareciam até membros da equipe. Fernando e Milton, que não só ofereceram sua casa como também sua ilustre presença.

E a feijoada?

A feijoada foi preparada pelo competente Edu, que trabalha na casa da Isabelle Amsterdam, nossa produtora. Dois dias entre o preparo e servir. Valeu pela força, Edu, a gente também agradece.

Tudo pronto? Corre pra gravar então!


Seis da manhã de sábado e lá estava toda a equipe pra organizar tudo.


Tudo pronto, diretor? Então bora gravar!


A partir de então, o que tivemos foi uma tarde de sábado incrível. Com direito a sol e chuva, com aula de samba, com muitas homenagens. Muito trabalho, é fato. Mas...muita emoção.
Invadimos a noite gravando. Foram quase seis horas de gravação, com pequenas pausas - a feijoada não podia esfriar.


O resultado? Em breve, muito em breve. Mas, no final do dia, mesmo com todo o cansaço do trabalho árduo, a sensação era a melhor possível.


Equipe
Italo Rocha - Direção
Daniela Andrade - Produção Executiva/Assistente de Direção
Edvan Maia - Produção/Som Direto
Isabelle Amsterdam - Produção
Maíra Menezes - Produção
Felipe Cavalcanti - Fotografia
Carina Cordeiro - Fotografia
Marcelo Zuza - Som Direto
Magno Wesley - Monitor de Áudio
Talita Oliveira - Fotografia Still
Edu- Feijoada

Vai desculpando o post longo. Ainda falta tanta coisa bonita pra mostrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário